Por considerar a comunicação oral uma via importante nas relações humanas e a necessidade de se trabalhar essa temática continuamente na escola como forma de preparar para a vida, optei em planejar uma aula sobre Escuta e Produção Oral com alunos do 5º ano do ensino fundamental, por meio da organização e apresentação de seminários. Tenho observado que os alunos são pouco motivados a realizar uma exposição oral de um determinado conteúdo, por essa razão apresentam tanta dificuldade em se comunicar oralmente em situações formais, tanto em situações corriqueiras de sala de aula como na exposição de trabalhos em seminários, por vários aspectos, dentre eles:
*Falta de hábito de estudar para informar outrem;
*Falta de orientação da necessidade de planejar a fala considerando a audiência;
*Falta de conhecimento e ausência na utilização de recursos didáticos e tecnológicos que facilitem a organização da fala e a compreensão da audiência pela dinamicidade;
*Dificuldade em manter uma postura adequada no momento da apresentação de um seminário;
Espero que esta atividade possa alcançar de forma satisfatória os objetivos definidos e facilitar a participação dos alunos em situações que requerem a utilização adequada da fala.
*Falta de hábito de estudar para informar outrem;
*Falta de orientação da necessidade de planejar a fala considerando a audiência;
*Falta de conhecimento e ausência na utilização de recursos didáticos e tecnológicos que facilitem a organização da fala e a compreensão da audiência pela dinamicidade;
*Dificuldade em manter uma postura adequada no momento da apresentação de um seminário;
Espero que esta atividade possa alcançar de forma satisfatória os objetivos definidos e facilitar a participação dos alunos em situações que requerem a utilização adequada da fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário